Emiliano Buendía – Análise

Emiliano Buendía é a verdadeira prenda de Natal que muitos desejam ter. Nascido no dia 25 de dezembro de 1996 (23 anos), o jogador argentino é extremo direito e cumpre agora a 2.ª época ao serviço dos canários do Norwich City. E que época tem feito Buendía, naquela que é a primeira temporada do extremo argentino nos mais alto escalão do futebol inglês.

Emiliano Buendía tem despertado a cobiça de vários tubarões

Na época passada, no Championship (2.º escalão do futebol inglês), Emiliano Buendía fez 41 jogos onde somou 8 golos marcados e 12 assistências para golo. Números bastante dignos de um jovem que quis tentar a sorte em terras de Sua Majestade.

Esta época, na Premier League, o argentino já conta com 21 jogos realizados e com registos impressionantes: é um dos jogadores com mais assistências para golo (7 no total) alcançando números semelhantes a vários craques que figuram nas equipas do topo da classificação. À sua frente só Kevin de Bruyne, com 15 assistências, Trent Alexander-Arnold, com 9 passes para golo. É o terceiro melhor jogador com mais passes de rotura (“a rasgar”) – 14 no total. À sua frente só Kevin de Bruyne, e James Maddison ambos com 17. É o segundo melhor jogador em oportunidades de golo criadas – apenas atrás do “monstro De Bruyne” – e o terceiro melhor jogador em percentagem de sucesso de dribles – à frente de Nicolas Pépé, por exemplo.

Para além de registar 30% de participação nos golos da equipa, Emiliano Buendía tem formado uma dupla bastante letal com o companheiro Teemu Pukki.

O influente jogador veste a camisola com o número 17

Na presente época, o argentino tem somado várias exibições de “encher o olho” não só do ponto de vista ofensivo como também no capítulo defensivo. Recentemente, contra o Crystal Palace, Emiliano Buendía fez 1 assistência, conseguiu 5 passes decisivos para golo, concretizou 6 dribles em 7 tentativas e ainda conseguiu 9 desarmes.

O extremo argentino assume-se como um jogador de muita qualidade técnica. Apresenta uma enorme coordenação e equilíbrio com a bola nos pés e mostra ainda uma grande qualidade de passe curto em assistência e melhor ainda no passe longo, seja em profundidade ou em largura. Buendía é fortíssimo no momento de 1×1 ofensivo partindo para cima do adversário em drible e também se tem apresentado forte no momento 1×1 defensivo. Apresenta excelente capacidade de leitura de jogo, de decisão e de temporização.

Resumindo, Buendía é um jogador muito completo e ainda com margem de crescimento. Dá velocidade no momento de transição ofensiva e dá equilíbrio no momento de transição defensiva. Uma prenda de Natal que não deverá ficar muito mais tempo no Norwich e que está mais do que pronta para ser desembrulhada por um treinador de topo mundial.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s